A estacas pré-moldadas são elementos esbeltos de concreto armado, quadradas, com várias seções e comprimentos. As seções usualmente encontradas no mercado são: 16×16 cm, 18×18 cm, 20×20 cm, 23×23 cm, 26×26 cm e 30×30 cm. Os comprimentos também mais usados são: 6, 8, 10 e 12 m. Elas são usadas como elementos de fundação e são cravadas no solo através de bate estacas, os quais se classificam através das seguintes características:

– Bate estacas sobre rolos com martelo de queda livre:

– Bate estacas sobre esteira com martelo de queda livre:

-Bate estacas sobre esteira com martelo hidráulico:

 

 

TIPOS DE SOLOS RECOMENDADOS PARA O USO:

Solos arenosos, moles e com nível do lençol freático alto.

ESCOLHA DA BITOLA E DO COMPRIMENTO:

A bitola da estaca é determinada através das cargas dos pilares do projeto estrutural. Quanto maior a carga usada na estaca maior deverá ser a sua bitola.

O comprimento será definido em função da sondagem de solo SPT. É ela que vai determinar quais comprimentos vão suportar a carga que está sendo solicitada.

CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS CONTRATADOS EM SUA OBRA.

É preciso verificar o estado de alguns elementos dos equipamentos para que a cravação possa ser feita com a qualidade e segurança. Segue os principais:

Torre: Ela precisa estar em boas condições, com a maior verticalidade possível, sem danos, peças soltas e durante a cravação precisa se manter o mais estável possível. Caso isso não ocorra ela pode quebrar a estaca pela sua movimentação lateral e para frente.

Capacete: Peça onde se encaixa a estaca. Ela precisa estar alinhada, com as chapas sem danos e com a madeira na parte interna integra. Cada estaca tem o capacete da medida certa para ser utilizado. Caso haja folga entre o capacete e a estaca, poderá haver um deslizamento lateral da sua cabeça e ela se quebrar.

Motor: Precisa estar sem vazamentos e com o escapamento funcionando normalmente, sem a produção de muita fumaça, pois poderá contaminar os trabalhadores.